Operadores aéreos e organizações de manutenção devem ficar alertas sobre possíveis danos e deteriorações em peças e aeronaves que tiveram contato com a água e detritos da enchente
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu Alerta de Segurança Operacional (ASO) a os proprietários, operadores de aeronaves e organizações de manutenção sobre aeronaves e produtos aeronáuticos que tiveram contato com a água, contaminantes, detritos e resquícios provenientes das enchentes na região de Porto Alegre e outras localidades do Rio Grande do Sul.
A Anac alerta sobre a importância de se tomar algumas ações preventivas em equipamentos que tenham sido diretamente afetados pelas águas, pois eles podem ter sofrido danos e deteriorações, visíveis ou ocultos, que têm o potencial de comprometer a segurança das operações aeronáuticas .
A recomendação da Agência é que sejam realizadas inspeções minuciosas por profissionais qualificados nesses equipamentos para identificar danos ocultos ou deteriorações nas instalações de aeronaves, componentes aeronáuticos, ferramentas e equipamentos sensíveis e materiais em estoque.
A lém disso, a Agência orienta que todo o processo de inspeção realizado e eventuais reparos necessários sejam documentados pelos profissionais.
Os produtos aeronáuticos serão liberados para uso somente após a confirmação de sua plena integridade e operacionalidade. Para isso, podem ser necessárias desmontagens e inspeções internas, além de testes operacionais.
Fonte: Agência Gov
Foto: Raffa Neddermeyer/Agência Brasil