No último dia da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estudantes do ensino médio realizam a Plenária Final de 2024. O evento desta sexta-feira (20) é o ápice do projeto e deve resultar na priorização de 12 propostas de políticas no tema “Melhorias no ensino escolar”.
Essas serão escolhidas entre as 18 que foram eleitas pelos grupos de trabalho da etapa estadual nos últimos dias. As propostas se reúnem em três subtemas: “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”.
Para a priorização, é lida a proposta e, em seguida, um dos participantes apresenta os argumentos em sua defesa. Depois, outros jovens podem apresentar novos argumentos a favor ou contra a proposta. A partir daí, cada um dos 150 participantes da etapa final vota se deseja ou não a priorização da proposta.
A votação foi iniciada esta manhã. Para a proposta de oferecer mais capacitações para os professores, por exemplo, os favoráveis defenderam que essas formações garantem a melhoria no aprendizado. Os contrários, porém, disseram que a proposta é boa, mas que não é prioritária porque antes das capacitações é preciso valorizar as carreiras da educação, em especial com melhorias salariais.
A votação vai até o fim da tarde, quando o documento final, com as propostas priorizadas, deverá ser simbolicamente entregue a um representante da ALMG.
Valorização dos jovens na política é destacada na mesa de abertura
Na parte da manhã, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) conduziu a mesa de abertura do evento, realizado no Plenário da ALMG. Ela conclamou os participantes a ocupar espaços na política institucional o mais rápido possível e falou da importância da representatividade.
Também compuseram a mesa Ruth Schmitz, da Escola do Legislativo da ALMG, que desenvolve o projeto, e Alexandre Eustáquio Teixeira, professor da PUC Minas, que apoia a iniciativa desde a primeira edição, em 2004. O programa é realizado também em parceria com as câmaras municipais. Ruth Schmitz destacou que em 2024 foram 133 câmaras participantes, que possibilitaram o envolvimento de quase 4.500 estudantes.
O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), enviou um vídeo para dar boas-vindas aos jovens. Ele ressaltou a importância da presença de jovens na política. Para o parlamentar, essa é uma forma de se pensar em novos caminhos e novas soluções.
Os estudantes que coordenaram os seis grupos de trabalho da etapa estadual também tiveram a palavra no início da plenária e relataram as atividades dos últimos dias. Em uníssono, destacaram que as discordâncias foram resolvidas com diálogo e resultaram na priorização das melhores propostas.
Participação política como caminho para melhorar a vida cotidiana
Ao longo dos meses em que os participantes voltaram seus olhares para o ensino como política pública, eles aprenderam como seus cotidianos são resultado de decisões governamentais. Essa era a sensação geral entre os presentes na Plenária Final.
“É a política que decide as nossas vidas”, resumiu Haniell Antony, estudante de 16 anos que representou o Pólo Noroeste na etapa estadual. “Eu não gostava de política. É normal isso, é o que a gente escuta dos nossos pais. Mas, no projeto, eu aprendi que a política é necessária, é fundamental”, complementou o estudante.
Nesse aprendizado, as trocas entres os jovens foram destacadas como a maior contribuição do projeto. Rogério Nunes, estudante de 16 anos, participou pela segunda vez do PJ Minas e, pela primeira vez, esteve na etapa estadual. Ele representou o Pólo Leste na Plenária Final e ressaltou que encontrar pessoas de diferentes lugares ampliou sua visão do tema do ano.
“Cada polo tem suas peculiaridades e, por isso, suas prioridades. É muito rica essa troca na etapa estadual”, destacou Rogério Nunes, estudante de Santana do Paraíso.
No Plenário da ALMG, Maísa Domingues, estudante de 17 anos que representou o Pólo Sul 4, falou sobre o simbolismo de utilizar aquele espaço. “O Plenário é um espaço para poucos? Não, aqui é o lugar dos nossos representantes e é por isso que também temos o direito de ocupá-lo”, disse.
Ela fez coro com outros jovens ao demandar que suas vozes sejam realmente ouvidas pelos representantes. Confiantes na qualidade das discussões e das propostas, os participantes esperam contribuir para melhorar as políticas educacionais do estado.
“Quando a gente melhora a educação, a gente melhora tudo: qualifica a mão de obra e impacta a economia; informa as pessoas, as prepara para votarem de forma mais consciente e melhora a política”, disse Maísa Domingues, estudante de Campanha.
Fonte: ALMG
Foto: Henrique Chendes