Já estão disponíveis, na página da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil da Universidade Federal de Lavras (Prape/UFLA), os editais do Programa de Moradia, do Programa de Bolsa de Vivência Acadêmica para Calouros (Pro-Calouro) e da Avaliação Socioeconômica referente a 2024/2. As inscrições começaram no dia 12/9.
Pro-Calouro
O Pro-Calouro integra o Programa Institucional de Bolsas da UFLA (PIB/UFLA) e tem o objetivo de conceder bolsa a estudantes de graduação que ingressam pela primeira vez na Universidade e são identificados como em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com a análise realizada pela Prape. A inscrição pode ser realizada até o dia 4/10, pelo SIG-UFLA.
A bolsa institucional consiste em subsídio mensal no valor de 525 reais, e envolve a realização de atividades em um regime de 12 horas semanais. Há 60 vagas disponíveis.
Programa de Moradia
O Programa de Moradia Estudantil tem o objetivo de assegurar condições de permanência aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de atender a convênios que tenham previsão de moradia como contrapartida da Universidade.
Para concorrer a uma vaga na moradia, o estudante deve ter matrícula ativa nos cursos de graduação presencial da UFLA; integrar núcleo familiar cujos pais ou responsáveis não residam e/ou não sejam proprietários de imóveis no município de Lavras; ter, na data de entrada na moradia, idade mínima de 18 anos completos; no caso de ex-morador, ter cumprido o interstício de um ano desde a perda da vaga.
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico, até 30 de outubro. Haverá a composição de 3 listas de selecionados, de acordo com o período de inscrição especificado no edital.
Avaliação Socioeconômica
Para concorrer às vagas do Pro-Calouro, Moradia Estudantil e outras modalidades do Programa Institucional de Bolsas (PIB UFLA), os estudantes devem estar com Avaliação Socioeconômica vigente na Prape. Os formulários para da avaliação referente a 2024/2 estão disponíveis no site da Prape.
Fonte e foto: UFLA