A UFOP vai receber o Encontro Regional do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática (PIC Obmep), responsável por recepcionar medalhistas de escolas públicas de 55 municípios do estado premiados na última edição da Obmep. O encontro acontece no dia 5 de outubro, no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb). A organização é da Coordenação Regional MG10, extensão da Obmep em Minas Gerais.
As atividades serão realizadas nos laboratórios de Matemática e no auditório. A programação inclui oficinas de origami, cubo mágico e coordenadas polares, palestra com o projeto “Cotas para Quem?”, e conversas sobre temas matemáticos diversos e sobre o software GeoBra.
As ações serão desenvolvidas pelos professores e alunos do Departamento de Matemática (Demat) em conjunto com bolsistas e ex-bolsistas do projeto Olimpíada de Matemática na UFOP e com a equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Wenderson Marques Ferreira, professor do Demat e coordenador do PIC-MG10 da Obmep, enxerga o Encontro Regional como “uma oportunidade para que os bolsistas do programa, residentes em diversas cidades da região central de Minas e da Zona da Mata, possam ter um momento de aprendizado de Matemática através de minicursos, palestras, oficinas e gincanas, e de integração. Muitos alunos estudam em turmas online e o encontro presencial é uma oportunidade de contato presencial com seus colegas de turma e com seus professores”.
O professor salienta também que encontro é uma oportunidade de apresentar a UFOP aos alunos, em especial o Departamento de Matemática: “Em todos os anos, temos alunos que nos relatam que esta é a primeira vez que saem de suas cidades e visitam um campus universitário. Entendemos que esta oportunidade amplia os horizontes e, por isso, contamos com a participação da equipe do projeto “Cotas Para Quem?”, que explica para os participantes, que são alunos de escolas públicas, como podem ingressar na UFOP ou em outras universidades federais”.
O estudante universitário Pedro Henrique de Paula Freitas, ex-aluno da Escola Municipal Professor Manoel Arthidoro de Castro, em Ubá, participou de três edições do encontro. Para ele, “o encontro regional do PIC da Obmep proporciona uma experiência incrível para os alunos participantes do programa. É como se nos sentíssemos universitários por um dia, tendo palestras e aulas dentro do ambiente acadêmico e conhecendo um pouco do campus da UFOP”.
Pedro, que atualmente cursa Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), destacou também a influência do encontro na sua trajetória até o ambiente acadêmico. “As programações das quais participamos trouxeram um riquíssimo conhecimento, com atividades divertidas e que nos estimularam a estudar cada vez mais matemática. O encontro é super agradável e cada detalhe é pensado pelos organizadores. Sem dúvidas, devo parte da conquista de ter chegado onde estou ao incentivo da Obmep, do PIC e de experiências como o encontro regional que acontece anualmente na UFOP”.
Fonte e Foto: Universidade Federal de Ouro Preto