O início de uma nova turma do Programa de Aprendizagem Rural, na cidade de Jaíba, Norte de Minas, marcou o primeiro passo de 35 jovens entre 16 e 23 anos rumo ao mercado de trabalho no agronegócio. Com olhares atentos e curiosos, os alunos tiveram seu primeiro contato com as atividades da Fazenda Yamada, uma das unidades do Grupo Brasnica, dedicada exclusivamente à produção de limão. A formação, que se estenderá pelos próximos meses, visa capacitá-los com conhecimentos práticos na área de fruticultura, abrindo portas para oportunidades no setor rural, cada vez mais demandado por mão de obra qualificada.
“O programa nos proporcionou inúmeros aprendizados, e ficou claro o enorme benefício que ele traz para esses jovens, oferecendo o conhecimento necessário para atuarem no agronegócio. Investimos neles com o objetivo de prepará-los para oportunidades reais no setor, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. O agronegócio precisa cada vez mais de jovens talentos, que possam agregar novas tecnologias e promover a sustentabilidade”, destaca Helton Jun Yamada, sócio administrador do Grupo Brasnica, Helton Jun Yamada.
Essa é a segunda turma do Programa de Aprendizagem Rural no grupo. Em 2023, também por meio da parceria com o Sistema Faemg Senar e Sindicato Rural de Jaíba/Matias Cardoso, outros jovens tiveram oportunidade de participar das aulas na unidade dedicada ao plantio de bananas, também em Jaíba.
“A nova parceria demonstra o compromisso da empresa em formar uma mão de obra jovem e qualificada, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da região. Além disso, evidencia o reconhecimento dos projetos do Sistema Faemg Senar, que já possui vasta expertise em qualificação profissional voltada para o mercado de trabalho rural”, ressalta Dirceu Martins, gerente regional do Sistema Faemg Senar.
Oportunidades
Na aula de abertura, os alunos foram introduzidos à estrutura do programa e conheceram a trajetória do Grupo Brasnica, que atua na fruticultura da região do Projeto de Irrigação do Jaíba desde o final da década de 1960. O grupo conta com diversas unidades produtivas, sendo a Fazenda Yamada, desde 2016, dedicada exclusivamente ao cultivo de limão. Com mais de 240 hectares de área plantada, a fazenda registra uma produção média anual de 30 toneladas por hectare, abastecendo tanto o mercado interno quanto o externo.
Pablo Rian Dantas Gonçalves, de 17 anos, é aluno do segundo ano do ensino médio e almeja trabalhar na parte administrativa e gerencial de empreendimentos do agronegócio na região. Ele vê como diferencial no currículo as aulas do Aprendizagem Rural em uma grande propriedade da fruticultura.
“Entrei no programa em busca de novas oportunidades. Na região, há poucas empresas, e a maioria é ligada ao agronegócio. Já trabalho bastante com a internet, mas acredito que, ao ingressar nessa área, poderei descobrir se é realmente o caminho que quero seguir e, assim, abrir novas portas para o meu futuro”, comenta o jovem aluno.
Maxwell Barbosa Santos é gerente administrativo-financeiro na Brasnica, onde está há 17 anos. Ele fez questão de conversar com os alunos do Aprendizagem Rural e contar um pouco da sua experiência. “Eu vejo esse programa como uma grande oportunidade, eu não tive o treinamento que eles vão ter agora. Ao longo dos próximos meses, vamos oferecer conhecimento teórico e prático para que eles possam ingressar no mercado. Esse treinamento do Sistema Faemg Senar é essencial para iniciar a carreira destes jovens”, avalia.
Fonte e foto: Faemg / Senar