A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, entre 9 e 13 de setembro, uma operação de fiscalização na Zona da Mata Mineira para verificar a regularidade de empreendimentos que exercem atividades potencialmente poluidoras e monitorar os equipamentos de saneamento básico. A ação abrangeu os municípios de São Pedro dos Ferros, São José do Mantimento, Lajinha, Manhumirim, Carangola, Tombos e Manhuaçu.
Durante a operação, foram fiscalizados 20 empreendimentos, resultando na lavratura de 20 Autos de Fiscalização. Está prevista a emissão de 20 Autos de Infração, com multas que ultrapassam R$ 1,5 milhão. As irregularidades mais comuns envolvem a poluição e degradação de recursos hídricos, além de danos a ecossistemas e habitats naturais.
As principais infrações constatadas foram intervenções que resultaram em poluição e degradação dos recursos hídricos e ambientais, prejudicando a saúde, segurança e bem-estar da população. Mais informações sobre a operação podem ser acessadas no site oficial da Semad.
Fonte e fotos: Meio Ambiente MG