O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio de Janeiro, enfrenta uma grave situação de incêndios florestais, com focos atingindo áreas de difícil acesso. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lideram os esforços para combater as chamas. Segundo o biólogo Ernesto Viveiros de Castro, chefe do parque, as causas estão sendo investigadas, mas ele acredita que o fogo foi iniciado por ação humana em áreas rurais próximas.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam um aumento expressivo nos focos de incêndio no estado do Rio de Janeiro. Desde janeiro, foram registrados 978 focos, o maior número desde 2014. O ICMBio também informou que está combatendo 80 focos de incêndio no estado, com prioridade para as unidades de conservação.
O cenário de queimadas no Brasil é ainda mais preocupante em estados do Centro-Oeste e Norte, como Mato Grosso, Amazonas e Pará. Diante da gravidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião interministerial para discutir medidas emergenciais. A Polícia Federal está investigando possíveis crimes relacionados aos incêndios.
Fonte e fotos: Agência Brasil