Famílias da cidade de Tiradentes, no Campo das Vertentes, estão sendo beneficiadas por uma iniciativa de combate à desnutrição infantil, que tem como objetivo proteger as crianças na primeira infância. A partir do projeto Casa Nutri de Recuperação e Educação Nutricional, que conta com a participação da Emater-MG, foram implantadas hortas nas propriedades das famílias. A ação estimula uma alimentação mais saudável, contribuindo para que as crianças desenvolvam o seu potencial.
A parceria com a Emater-MG é fundamental já que a empresa desempenha papel estratégico de assistência às famílias inseridas no projeto. Elas foram orientadas sobre a implantação das hortas e a importância de se consumir alimentos mais nutritivos. O técnico da Emater-MG, Carlos Alberto da Trindade, realiza visitas frequentes às propriedades para garantir que estão sendo seguidos os procedimentos corretos de manutenção das hortas. Os alimentos cultivados são exclusivamente para o consumo próprio das famílias.
Além das hortas, as famílias também recebem doações de ovos caipiras e medicamentos. No futuro, elas também receberão mudas de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) por meio de parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Ao todo, 12 famílias são beneficiadas com o projeto e já realizaram a colheita dos alimentos. Viviane Trindade, casada e mãe de duas filhas, ressaltou o impacto positivo da inciativa. “É muito prazeroso acompanhar o crescimento das verduras. O projeto me ajudou muito no desenvolvimento da Sophia, minha filha. Ela ama ver o crescimento de cada uma das hortaliças. Para ela são momentos mágicos. Hoje ela se alimenta bem melhor”.
O Casa Nutri de Recuperação e Educação Nutricional é uma inciativa do Instituto Tragaluz, que não tem fins lucrativos e conta com o apoio da admisntração municipal. O instituto possui uma rede multidisciplinar de profissionais e acadêmicos. Por meio do projeto, é feito o acompanhamento do desenvolvimento de crianças com desnutrição. O extensionista da Emater-MG, Carlos da Trindade, afirma que a intenção é que o projeto possa ser ampliado para os demais municípios da região do Campo das Vertentes.
Fonte e fotos: Emater