Entre setembro e novembro de 2024, Minas Gerais experimentará um leve aumento na temperatura média, com variações regionais, segundo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). As chuvas devem seguir a média histórica, com exceção do sul do estado, que pode registrar índices superiores ao esperado.
No sudoeste, oeste, noroeste e parte do leste de Minas, as temperaturas poderão ser de 1°C a 2°C acima da média. Esse padrão é parte de uma tendência observada em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte, onde as elevações térmicas são mais pronunciadas.
A previsão de chuvas para a maior parte de Minas Gerais está dentro da média climática, mas o sul do estado pode experimentar um aumento de até 50 mm, com a intensificação de eventos de tempestades, marcando o início do período chuvoso da primavera.
O relatório do Igam também alerta para a formação de um fraco La Niña no final do segundo semestre de 2024. Embora de intensidade moderada, essa condição pode impactar a distribuição das chuvas em diversas regiões do Brasil.
Fonte e fotos: Meio Ambiente Minas Gerais.