Em mais uma semana de intensas operações de segurança, as equipes do Governo Federal apresentaram os resultados das ações na Terra Indígena Yanomami à Casa de Governo. Recentemente, um grupo de dez garimpeiros se entregou à base de segurança em Kayanaú e Palimiú, alegando falta de alimentos e risco de vida devido às operações que barraram o trânsito de insumos para acampamentos ilegais. Os indivíduos foram presos e levados para a delegacia em Boa Vista (RR).
Entre 8 e 14 de setembro, as operações resultaram na destruição de 14 acampamentos, 8 antenas Starlink, 38 motores, uma arma de fogo artesanal e 12 geradores. Além disso, foram inutilizados 1.350 litros de diesel, apreendidas uma antena Starlink, sete armas e três munições. A destruição de pistas de pouso identificadas na Terra Indígena Yanomami está prevista para iniciar nos próximos dias, o que deve dificultar ainda mais as ações dos criminosos na região.
Desde março de 2024, o Governo Federal já promoveu 1.773 ações contra o garimpo ilegal e o apoio logístico na Terra Yanomami. O trabalho segue sob a coordenação da Casa de Governo, com o objetivo de restaurar a segurança e proteger o território indígena.
Fonte e fotos: Agência Gov.