No dia 16 de setembro, o Plano Clima Participativo realiza seu oitavo e último encontro presencial em Porto Alegre, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este evento encerra o ciclo de plenárias que visam envolver a sociedade civil na formulação da política climática do Brasil para os próximos anos. O debate em Porto Alegre focará no bioma do Pampa, que cobre 70% do território gaúcho, e será conduzido às 18h.
O Plano Clima é coordenado pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), com a participação de 22 ministérios, da Rede Clima e do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. A estratégia tem como objetivos principais a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas. O ciclo de plenárias começou em Brasília no final de julho e passou por diversas regiões do país, abordando temas específicos como o Sistema Costeiro-Marinho, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Amazônia.
O processo de consulta contará com a presença dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), que estarão disponíveis para a imprensa às 17h30 antes do evento. As propostas obtidas durante as plenárias serão incorporadas na primeira versão do Plano Clima, que será apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 29 em novembro, no Azerbaijão, e o resultado final será divulgado na COP30 em Belém (PA) no próximo ano.
Fonte e fotos: Agência Gov.