O tufão Bebinca atingiu a costa de Xangai na manhã desta segunda-feira (16), provocando um estado de alerta na principal cidade econômica da China. A tempestade, a mais intensa a atingir Xangai desde 1949, trouxe ventos fortes de até 151 km/h e chuvas intensas. Em resposta, as autoridades locais fecharam rodovias, cancelaram todos os voos e ordenaram a evacuação das áreas costeiras densamente povoadas.
O impacto do tufão coincide com o festival do Meio Outono, que tradicionalmente registra um alto movimento populacional. Cerca de 74 milhões de passageiros estavam previstos para usar os trens durante o período, conforme a agência estatal Xinhua. Diante do risco de inundações, o Ministério dos Recursos Hídricos declarou o nível máximo de emergência para Xangai e províncias vizinhas, como Jiangsu, Zhejiang e Anhui.
Além disso, o serviço meteorológico chinês emitiu o segundo nível máximo de alerta para diversas áreas, recomendando que a população evitasse aglomerações e reforçasse estruturas contra os ventos fortes. A suspensão das travessias marítimas e a recomendação para que os moradores tomem precauções adicionais, especialmente em áreas elevadas e em relação a transportes e infraestruturas, foram amplamente comunicadas pelas autoridades municipais.
Fonte e fotos: Agência Brasil