O Miss Universe Brasil 2024 teve início no sábado (14) e promete ser um dos mais inclusivos da história. A competição, que se estenderá até a final programada para a próxima quinta-feira (19), contará com 27 candidatas participando de diversas etapas preliminares, incluindo desfiles de traje de banho e gala.
Este ano, o concurso destaca um aumento significativo na inclusão, com sete mães competindo pelo título, um acréscimo de quatro em relação à edição anterior. As participantes são: Tatiana Gonçalves (Minas Gerais), Luana Cavalcante (Pernambuco), Gabriela Pessoa (Piauí), Jackeline Balestra (Tocantins), Laryssa Costa (Acre), Renata Dantas (Rondônia) e Lulu Oliveira (Mato Grosso do Sul).
Além disso, pela primeira vez na história do concurso, haverá candidatas com mais de 28 anos, sendo Lulu Oliveira, de 41 anos, a participante mais velha a concorrer ao título.
A grande final do Miss Universe Brasil será realizada no Teatro Gamaro, em São Paulo, com transmissão ao vivo em horário ainda a ser anunciado. A cerimônia contará com a apresentação da vice Miss Universe 2020, Julia Gama, e um show especial da cantora Wanessa Camargo.
O júri deste ano incluirá a vice Miss Universe 2007, Natália Guimarães, e Deise Nunes, a primeira Miss Universe Brasil negra, eleita em 1986. A atual Miss Universe, Sheynnis Palacios, coroará a vencedora e retornará ao Brasil pela segunda vez neste ano.
A vencedora do Miss Universe Brasil 2024 terá a oportunidade de representar o país na final do Miss Universe, que ocorrerá no México no dia 16 de novembro. Caso vença, será a terceira vez que o Brasil conquista o título, seguindo as vitórias da gaúcha Iêda Maria Vargas (1963) e da baiana Martha Vasconcelos (1968).
Curiosamente, Natália Guimarães já conquistou o segundo lugar no Miss Universo, enquanto Julia Gama foi a vice-campeã em 2020, perdendo para uma mexicana.
Com informações: Itatiaia
Imagens: Divulgação