O trabalho intitulado “Utilização de Águas Subterrâneas no Contexto Agrícola das Suprams Jequitinhonha e Leste Mineiro”, desenvolvido no curso de Engenharia Hídrica do Campus do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), conquistou o primeiro lugar na área de Saneamento e Meio Ambiente, na modalidade pôster, durante o 53º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea) 2024.
Equipe e Projeto
A pesquisa, de autoria dos professores Tuane de Oliveira Dutra, Rafael Alvarenga Almeida, Luan Brioschi Giovanelli e Francisco Cesar Dalmo, contou com a colaboração dos alunos Dayane Alves dos Santos e Antônio Carlos Silva Tavares Mendes. O estudo faz parte do projeto ‘Sistema Integrado de Informações e Monitoramento das Águas Subterrâneas de Minas Gerais (Siimas-MG)’, que recebeu financiamento do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O projeto foi um dos dez selecionados na Chamada Fapemig/Igam nº 003/2022, com o objetivo de aprimorar a gestão de recursos hídricos em Minas Gerais. Este aprimoramento é alcançado por meio de estudos e pesquisas sobre instrumentos estratégicos para a gestão hídrica no estado.
Objetivo da Pesquisa
A pesquisa premiada visa desenvolver um sistema de informação sobre águas subterrâneas que integre os dados de monitoramento gerados por empreendedores para atender às condicionantes do processo de licenciamento, além de outras informações qualitativas e quantitativas relacionadas ao uso das águas subterrâneas.
As áreas das Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Supram) Leste Mineiro e Jequitinhonha foram escolhidas como pilotos para o desenvolvimento do projeto devido às suas situações distintas de disponibilidade hídrica e composição aquífera. Isso possibilita uma aplicação mais abrangente dos resultados obtidos.
Reconhecimento e Impacto
O prêmio recebido no Conbea destaca a excelência dos trabalhos realizados na UFVJM e evidencia a importância da pesquisa em águas subterrâneas. “Além de reconhecer a qualidade da pesquisa, essa distinção também contribui para aumentar a conscientização da sociedade sobre a importância das águas subterrâneas. Esses recursos são vitais para atender a diversas demandas de uso da água, especialmente em áreas rurais onde não há redes de distribuição”, ressaltou a professora doutora Tuane de Oliveira Dutra, coordenadora do curso de Engenharia Hídrica da UFVJM e da pesquisa vencedora.
Fonte e foto: Agência Minas