O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou nesta sexta-feira (06/09), em Brasília, o reporte preliminar da investigação sobre o acidente com a aeronave PS-VPB, ocorrido em Vinhedo (SP) no dia 9 de agosto de 2024. O relatório foi apresentado inicialmente aos familiares das vítimas e, em seguida, divulgado em coletiva de imprensa.
A aeronave, um ATR 72, decolou de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos, levando 58 passageiros e 4 tripulantes. O voo ocorreu normalmente até as 13h21, quando houve perda de contato com o controle aéreo, culminando com a queda da aeronave em Vinhedo. O CENIPA iniciou imediatamente as investigações com uma equipe especializada.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou o compromisso com a transparência no processo investigativo e com as famílias das vítimas. As investigações visam identificar fatores contribuintes para o acidente e emitir recomendações para prevenir novos casos.
Fonte e Foto: FAB