O tradicional Torneio Leiteiro de Cruzília celebrou sua 55ª edição entre julho e agosto, destacando a cultura leiteira do município e região. Organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Cruzília, o evento contou com a participação de 10 participantes, dos quais três competiram com dois lotes cada.
De acordo com o regulamento, a competição é dividida em três ordenhas. Os produtores podem inscrever até cinco vacas, independentemente da raça, grau de sangue ou idade. Dentre essas, antes do início da última ordenha, três permanecem na disputa sem possibilidade de substituição. A comissão de pesagem avalia a qualidade do leite e a porcentagem de gordura nas três ordenhas dos três animais com maior produção.
Neste ano, o Sítio do Charco Agropecuária conquistou o primeiro lugar na categoria “Produção”, com uma média de 72,224 kg de leite por vaca. A vitória foi alcançada com as ordenhas das vacas Opalina (78,245 kg), Danubia (68,627 kg) e Alexina (66,800 kg).
Na categoria “Porcentagem de Gordura”, o primeiro lugar foi obtido por Domingos Lollobrigida e Filhos, com uma média de 5,76%. A conquista foi resultado da produção das vacas Veluda (6,43%), Copa (5,69%) e Paloma (5,18%).
O Torneio Leiteiro de Cruzília tem como objetivo incentivar os pecuaristas a adotar melhores tecnologias, promover a interação entre participantes, técnicos e empresas do setor, aumentar a produtividade leiteira por meio de uma alimentação racional dos animais e divulgar a qualidade da produção leiteira.
O encerramento do evento foi marcado pela premiação dos vencedores e participantes, com a entrega dos troféus da 55ª edição, além de brindes. Para finalizar com chave de ouro, a dupla Silvinho e Théo animou a noite com um repertório que tornou o evento ainda mais especial e emocionante.
Por Leonardo Souza
Fotos: Divulgação / Sindicato dos Produtores Rurais de Cruzília