A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) realiza, na terça e quarta-feira (3 e 4/9), na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, treinamento sobre os Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e sobre o e-SUS. A ação objetiva capacitar e atualizar cerca de 56 referências técnicas das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado.
Aline Mendes Vimeiro, referência técnica da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, ressalta que o treinamento é importante para a qualificação do banco de dados de vacinação de Minas Gerais. “O Estado necessita de sistemas confiáveis para elaboração de ações e políticas de saúde, para gerar melhor assistência à população. O SI-PNI e o e-SUs contém os dados de quantas pessoas foram imunizadas para determinadas vacinas. Por meio deles, podemos, por exemplo, saber qual área está com menor cobertura vacinal e decidir o que fazer para reverter a situação”, explicou.
A referência técnica explicou que a ação permite que as referências das URS repassem para os profissionais que atuam nos municípios, tanto na atenção primária quanto na vigilância em saúde, informações qualificadas sobre o uso dos sistemas de informação.
Programação
Na programação do treinamento estão previstos cursos sobre a Estratégia e-SUS na atenção primária à saúde, prontuário eletrônico do cidadão, apresentação de registro de imunobiológico no e-SUS, relatório de vacinas e vacinômetro. Também será apresentado o SI-PNI e exercícios no Painel LocalizaSUS.
No final de cada bloco do curso, os participantes poderão discutir as informações e trocar experiências.
SI-PNI e e-SUS
O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da atenção primária em nível nacional. Essa ação está alinhada com a proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. Já o SI-PNI foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o registro das doses aplicadas de vacinas de rotina e das campanhas de imunização.
O sistema possibilita aos gestores de saúde uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado. Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de imunos necessários aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.
Fonte: Agência Minas
Foto: Carol Souza