O mês de setembro inicia com um alerta para a baixa umidade do ar que afeta diversas localidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. De acordo com o comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido para este domingo (1º), a umidade relativa do ar deverá ficar abaixo de 12% em várias áreas, especialmente entre 13h e 19h. Esta condição eleva o risco de incêndios florestais e pode causar problemas de saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
As áreas impactadas pelo alerta abrangem desde o leste do Mato Grosso, passando pelo centro-sul de Goiás, todo o Distrito Federal, Triângulo Mineiro e centro-oeste de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, o norte e oeste do estado de São Paulo, incluindo cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, também estão sob aviso.
A baixa umidade do ar pode provocar uma série de problemas para a saúde, principalmente para pessoas com condições respiratórias pré-existentes, como asma e bronquite. Também aumenta o risco de incêndios em áreas de vegetação seca, o que pode trazer graves consequências ambientais e para a segurança das comunidades.
A recomendação das autoridades é para que a população adote medidas de precaução, como hidratar-se constantemente, evitar exposições prolongadas ao sol e manter ambientes internos bem umidificados. Além disso, é importante que se evite a queima de lixo e outros materiais que possam contribuir para o aumento de poluição e risco de incêndios.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil