Uma operação especial de combate ao tráfico de animais silvestres identificou cativeiros irregulares e resultou na apreensão de 220 aves em municípios do Norte e Noroeste de Minas Gerais. As ações da “Operação Dimittis” foram coordenadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e realizadas em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Civil.
As fiscalizações ocorreram em Montes Claros, Grão Mogol, São João da Ponte, Ubaí, Capitão Eneás e São Romão, com o principal objetivo de combater a criação irregular de passeriformes silvestres e o uso clandestino dos recursos faunísticos em geral. Durante a operação, foram fiscalizados 48 alvos, que foram previamente selecionados com base em informações de inteligência da Semad e da Polícia Militar de Meio Ambiente.
Além dos 220 animais apreendidos, os agentes também confiscaram 53 equipamentos utilizados nas atividades irregulares. O total de multas aplicadas até o momento ultrapassa R$ 1,1 milhão. Para mais informações, acesse www.meioambiente.mg.gov.br.
Fonte e fotos: Meio Ambiente – MG