Cátia Oliveira e Joyce Oliveira conquistaram uma marca histórica para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris ao garantir a primeira medalha da competição. Nesta quinta-feira, 29, a dupla brasileira de tênis de mesa avançou para a semifinal da categoria WD5 (atletas cadeirantes) após vencer as egípcias Ola Soliman e Fawzia Egy Elshamy por 3 sets a 0, com parciais de 11/1, 11/7 e 11/4, em apenas 20 minutos de jogo.
Como não há disputa de bronze na modalidade, a parceria formada pelas atletas paulistas assegurou pelo menos a medalha de bronze, marcando um importante passo em suas carreiras. Para avançar à final, Cátia e Joyce terão um desafio adicional na semifinal contra a dupla sul-coreana formada por Su Yeon Seo e Jiyu Yoon, que é a cabeça de chave número 1 e entrou direto nas semifinais. A disputa pela vaga na decisão será realizada às 7h (horário de Brasília) nesta sexta-feira, 30.
Se a dupla brasileira vencer o confronto semifinal, terá a oportunidade de disputar a final, que está marcada para as 16h (horário de Brasília) do mesmo dia. Esta será a primeira medalha paralímpica na carreira de Joyce Oliveira e a segunda para Cátia Oliveira, que já havia conquistado o bronze no individual durante os Jogos de Tóquio 2020.
No mesmo torneio, a outra dupla brasileira, formada por Carla Maia e Marliane Santos, enfrentou um revés nas quartas de final. Elas foram derrotadas pelas chinesas Jing Liu e Juan Xue por 3 sets a 0, com parciais de 11-5, 11-4 e 11-2.
Fonte e foto: Agência Brasil