A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontecerá na quarta-feira (28), marcando o início de uma competição emocionante que reunirá atletas de todo o mundo na capital francesa. Diferente dos Jogos Olímpicos, encerrados há duas semanas, o evento inaugural dos Jogos Paralímpicos será realizado fora de um estádio tradicional. A cerimônia contará com um desfile de 4.400 atletas ao longo da icônica Avenida Champs-Élysées, culminando na Place de la Concorde, a maior praça de Paris.
Com 184 delegações confirmadas, o desfile e a cerimônia de abertura serão transmitidos ao vivo a partir das 15h (horário de Brasília). No Brasil, a cerimônia não será exibida pela TV aberta, mas poderá ser acompanhada pelo Sportv2 (TV fechada), Globoplay (streaming) e no canal oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro no YouTube.
A Tocha Paralímpica
O renomado ator e especialista em artes marciais Jackie Chan, nascido em Hong Kong, conduzirá a tocha paralímpica na quarta-feira, às 17h27 (horário local, 12h27 de Brasília), na rua Vieille du Temple, em Paris.
A tocha chegou à França no domingo (25) através do túnel submarino do Canal da Mancha, transportada por Emmanuelle Assmann, medalhista na esgrima em cadeira de rodas. A chama foi recebida pela ministra francesa dos Esportes e dos Jogos, Amélie Oudéa-Castéra, e foi acesa em Stoke Mandeville, na Grã-Bretanha, o berço histórico dos Jogos Paralímpicos.
Rumo à Medalha 400
O Brasil tem uma rica história nos Jogos Paralímpicos, com um total de 373 medalhas conquistadas desde a primeira edição em Roma, em 1960. O quadro de medalhas do país inclui 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes. Com a meta de alcançar a medalha de número 400, os atletas brasileiros estarão em busca de mais pódios durante esta edição dos Jogos Paralímpicos.
Fonte: Comitê Paralímpico do Brasil
Foto: Getty Images