Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira (28), e o Brasil será representado por 280 atletas, sendo 255 competidores com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Minas Gerais se destaca como o segundo estado com o maior número de representantes na equipe, enviando 22 atletas para Paris. Entre os atletas está Letícia de Oliveira Freitas, que competirá na modalidade de paratriathlon. Em 2023, ela se tornou a primeira mulher com deficiência visual a integrar a seleção brasileira da categoria PVTI.
Natural de Muriaé, a tri-atleta se mudou para São Paulo e compete pelo Sport Club Corinthians Paulista. Ela é deficiente visual e compete na categoria PTVI.
Léticia foi Bi-Campeã Brasileira de Triathlon em 2019 e 2021. Em 2022 foi Campeã Brasileira de Duathlon e bronze em uma etapa da Copa do Mundo. Em 2023, sagrou-se Campeã Pan-Americana de Triathlon no revezamento por equipes e medalhista de prata na prova individual. Este ano, a atleta já conquistou o título de Campeã Pan-Americana.
Com as informações do Comitê Paralímpico Brasileiro e Itatiaia
Foto: Reprodução
Ver essa foto no Instagram