O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza anunciou a chegada de mais de 1,2 milhão de vacinas contra a poliomielite. A Autoridade Palestina confirmou a recepção do primeiro lote de vacinas e está trabalhando para enviar mais 365 mil doses nos próximos dias. A campanha de vacinação pretende imunizar 640 mil crianças de até 10 anos com duas doses do imunizante.
Apesar do avanço, a situação é complexa. Na sexta-feira (23), as Nações Unidas informaram que o objetivo era enviar 1,6 milhão de doses para a Faixa de Gaza. No entanto, o Ministério da Saúde local alertou que a campanha enfrenta grandes desafios devido à falta de saneamento, água potável, produtos de higiene pessoal e à presença de esgotos entre as tendas dos deslocados. Esses fatores podem comprometer a eficácia da vacinação.
A urgência da campanha se intensificou após o registro do primeiro caso de poliomielite em 25 anos na Faixa de Gaza. O bebê de 10 meses afetado pela doença, que não estava vacinado, apresenta paralisia e sua vida está em risco. Philippe Lazzarini, secretário-geral da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos, pediu uma pausa nos combates para garantir a realização segura da campanha de vacinação.
Fonte e fotos: Agência Brasil.