Um brigadista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi encontrado carbonizado na região da Terra Indígena Capoto Jarina, no Parque Nacional do Xingu, na segunda-feira (26). O profissional, identificado como Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, estava atuando no combate aos incêndios na Amazônia.
De acordo com informações do Ibama, Uellinton Lopes dos Santos desapareceu por volta das 11h do domingo (25). Ele estava no local combatendo um foco de incêndio que havia começado em um terreno indígena. A descoberta de seu corpo carbonizado ocorreu na manhã de hoje, e as autoridades ainda estão investigando as circunstâncias exatas que levaram à sua morte.
O incidente destaca os perigos enfrentados pelos brigadistas que trabalham nas linhas de frente do combate a incêndios florestais. A luta contra os incêndios na Amazônia, uma região conhecida por sua densa vegetação e condições desafiadoras, representa um grande risco para os trabalhadores envolvidos.
Esta tragédia segue um evento semelhante ocorrido na quinta-feira (22), quando uma funcionária de uma fazenda, que estava ajudando brigadistas em um incêndio em uma área de canavial próxima à BR-163, em Itiquira (MT), a 359 km de Cuiabá, também perdeu a vida.
Fonte e foto: IBAMA