A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial Industrial Agropecuária e Turística (ACIAT) de Baependi promoveram, no sábado (24), mais uma edição do “Café Empresarial”. O evento ocorreu no Café Seival, em Baependi, e ofereceu aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a cadeia produtiva do café, além de debater temas sociais, educativos e empresariais.
Durante o evento, um grupo composto por empresários locais, professores e estudantes da Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC) de Baependi participou de um tour intitulado “Do Pé à Xícara”, conduzido pelo cafeicultor e empresário Dimas de Almeida Borges.
Os participantes puderam explorar um trecho da lavoura e aprender sobre todas as etapas do processo produtivo do Café Seival, desde o cultivo até a torrefação e comercialização do produto. Além disso, tiveram a oportunidade de degustar os cafés produzidos na propriedade e saborear comidas típicas mineiras.
Os “Cafés Empresariais” têm como objetivo capacitar os empresários, aprimorar seus negócios e fortalecer a interação entre empresários e turistas ou moradores locais. O presidente da CDL de Baependi, Eugênio Pinto da Luz, destacou que o “Café Empresarial” busca fortalecer o comércio local, promover o empreendedorismo em desenvolvimento no município e ressaltar a importância das iniciativas realizadas pela ACIAT e CDL, além de unir o empresariado local.
“A gente está conseguindo fazer um trabalho nesse sentido, de trazer o comércio, mostrar para eles o que a nossa entidade faz e mostrar para toda a sociedade que nós estamos trabalhando em prol da comunidade”.
Café Seival
Em atividade em Baependi desde 1985, o Café Seival é um dos primeiros cafés industrializados produzidos no município. Há oito anos, o tour “Do Pé à Xícara” tem promovido o turismo de experiência, recebendo grupos de 35 a 40 pessoas de cidades vizinhas, outras regiões de Minas Gerais e de todo o Brasil.
Por Leonardo Souza
Fotos: Jornal Panorama