Na última quinta-feira, 22 de agosto de 2024, militares do 8º Pelotão de Bombeiros de Januária e agentes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participaram de uma reunião na base operacional montada pelo Corpo de Bombeiros Militar na Área de Proteção Ambiental (APA) Cochá e Gibão, localizada na zona rural de Bonito de Minas, em Minas Gerais.
A base, que opera ininterruptamente desde o dia 15 de agosto, conta com a presença de militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas. Suas atividades se concentram na prevenção e combate a incêndios florestais na região, que, nos últimos 10 anos, apresentou o maior índice de área queimada em Unidades de Conservação em Minas Gerais.
O encontro teve como objetivo intensificar as ações preventivas junto à população local, além de apoiar as estratégias de proteção das áreas de interesse ecológico que já estão em desenvolvimento. A iniciativa também visa aproximar as comunidades do tema e aumentar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
O planejamento das bases operacionais inclui visitas a comunidades, escolas e propriedades rurais para promover a conscientização sobre a preservação ambiental e os impactos dos incêndios na saúde pública e no meio ambiente. A colaboração entre bombeiros e IEF é crucial para mitigar os efeitos dos incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem, assegurando a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas locais. Esta iniciativa conjunta busca implementar medidas preventivas e garantir uma resposta eficaz a eventuais emergências, visando um futuro sustentável para toda a região.
Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros