Com o objetivo de impulsionar as exportações e fortalecer a economia regional, Pernambuco se tornou o mais novo estado a aderir à Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), lançada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em um encontro realizado nos dias 22 e 23 de agosto, em Recife, representantes locais e nacionais se reuniram para consolidar essa iniciativa que visa transformar a cultura exportadora da região, explorando seu potencial para crescimento no mercado internacional.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, representada pelo secretário executivo de atração de investimentos, Maurício Laranjeira, coordenou o encontro. Durante o evento, o governo estadual assinou o termo de adesão ao Comitê da Política Nacional de Cultura Exportadora, fortalecendo a integração de Pernambuco às estratégias nacionais de exportação.
A adesão à PNCE amplia as oportunidades de negócios internacionais para empresas locais, promovendo o crescimento econômico de Pernambuco e ajudando a construir uma cultura exportadora robusta e sustentável. Até o momento, 24 estados já aderiram à política, com o Pará sendo o primeiro a implementar seu plano local, que agora serve como modelo para outras regiões. Rondônia, por exemplo, começou a elaborar seu plano na última semana.
Alinhada à iniciativa Nova Indústria Brasil, a PNCE oferece suporte para a criação de planos locais que identificam ações específicas para impulsionar as exportações, sempre considerando os desafios e prioridades de cada estado. Estados interessados em aderir à política podem entrar em contato com a equipe do PNCE pelo e-mail pnce@mdic.gov.br.
Fonte e fotos: MDIC