O projeto “Benim Caju” avança com a chegada de uma delegação do Benim ao Brasil para conhecer de perto o potencial do caju no Nordeste, com foco no beneficiamento do pedúnculo do caju. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e o Ministério da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Benim, visando o desenvolvimento do setor produtivo do caju no país africano.
A delegação beninense já visitou laboratórios em Petrolina, Pernambuco, e seguirá para agroindústrias na Bahia e fábricas de cajuína no Piauí. O objetivo das visitas é apresentar técnicas inovadoras de processamento e cultivo do caju, promovendo a diversificação da produção e contribuindo para fortalecer a economia em torno do caju, além de aumentar a renda dos agricultores locais.
Coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), o projeto “Benim Caju” tem previsão de duração de três anos. O Benim é atualmente um dos maiores produtores de caju do mundo, e a iniciativa busca expandir ainda mais seu potencial econômico nesse setor.
Fonte e fotos: ABC.