C-Move Minas tem foco em estratégias governamentais para promover tecnologias limpas, práticas sustentáveis e uso de combustíveis renováveis
Com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), teve início, nesta quinta-feira (22/8), na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, o “Congresso da Mobilidade Verde & Veículos Elétricos (C-Move)”.
Pela primeira vez sediado na capital mineira, o evento tem o objetivo de discutir políticas públicas para promover o uso de tecnologias limpas e incentivar a adoção de práticas sustentáveis para a mobilidade no estado.
Durante dois dias, o evento reúne especialistas e autoridades do Governo de Minas e conta também com uma série de debates sobre biocombustíveis e tecnologia e inovação no setor de transportes. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a expectativa é que o C-Move resulte em oportunidades para atração de investimentos privados para o estado, contribuindo para a geração de emprego e renda.
“É uma oportunidade ímpar para discutirmos a posição que Minas ocupa dentro do cenário de soluções em mobilidade sustentável. É importante também para reforçarmos que as ações do governo para o processo de descarbonização estão alinhadas com a prosperidade da economia”, comenta Passalio.
Painéis
Além do secretário de Estado, a secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia, e o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Frederico Amaral, também estiveram presentes como painelistas no evento, onde debateram, respectivamente, sobre o Panorama de Descarbonização de Minas Gerais e Minerais Estratégicos e Novas Tecnologias.
As sessões sobre combustíveis previstas envolvem desde o Gás Natural Veicular (GNV) até os renováveis, como o biometano, o etanol e outros biocombustíveis, destacando seus benefícios para a redução de emissões, vantagens econômicas e como podem ser integrados ao sistema de transporte atual.
Já os painéis sobre eletromobilidade englobam veículos elétricos e suas infraestruturas de recarga, abordando os avanços tecnológicos e os desafios para a implementação em larga escala, bem como a extração de minerais estratégicos para a produção de baterias, como ocorre no Vale do Lítio.
No campo da tecnologia e inovação, o foco é nos avanços que estão moldando o futuro dos transportes, com ênfase em inovações disruptivas que podem transformar o setor de mobilidade. Além disso, a eficiência e sustentabilidade no transporte urbano são temas que destacam como soluções elétricas podem beneficiar as cidades, melhorar a qualidade de vida e promover a sustentabilidade.
Fonte: Agência Minas
Foto: Victor Fagundes/ Ascom Sede-MG