Uma organização criminosa que enviava drogas para a Europa a partir do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, foi desmantelada após denúncia do Ministério Público Federal (MPF). O grupo operava por meio da troca de etiquetas de bagagens de passageiros, o que permitia o envio de grandes quantidades de cocaína para o exterior. Em março de 2023, o esquema resultou na prisão de duas brasileiras inocentes em Frankfurt, na Alemanha, após a descoberta de 40 quilos de cocaína em suas malas. As mulheres ficaram sob custódia por 38 dias.
Seis líderes da organização foram condenados pela Justiça. Os dois principais chefes receberam penas de 39 anos e 8 meses e 26 anos e 3 meses de prisão, respectivamente. Outros réus terão de cumprir penas que variam de 7 anos a 16 anos e 4 meses de reclusão. A sentença também determinou a manutenção da prisão preventiva de todos os envolvidos.
As investigações revelaram que, em pelo menos duas outras ocasiões, a organização criminosa conseguiu enviar um total de 86 quilos de cocaína para os aeroportos de Lisboa, em Portugal, e Paris, na França, utilizando o mesmo método de troca de etiquetas em bagagens.
Fonte e fotos: MPF.