A Corregedoria Nacional está realizando inspeção em todos os Tribunais de Ética e Disciplina (TEDs) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esta é a primeira vez que uma gestão da Corregedoria se compromete a realizar uma correção abrangente em todo o país, marcando um passo significativo para a integridade e o respeito pela advocacia.
Atualmente, 25 dos 27 Tribunais de Ética já foram inspecionados, com as seccionais do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul programadas para inspeção no mês de setembro. A iniciativa é destacada pela corregedora nacional e secretária nacional adjunta do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Milena Gama, como um marco para a advocacia brasileira.
Milena Gama enfatiza que a inspeção é um componente essencial para fortalecer a integridade da advocacia, garantir a justiça e promover a equidade. Ela acredita que a avaliação minuciosa dos processos éticos resulta em respostas mais eficazes e na valorização da profissão. “A quantidade de correições é do triênio: uma por estado. A correição do Brasil inteiro nunca havia sido feita. Esta é a primeira gestão que conclui a correição em âmbito nacional. Já se tentou várias vezes fazer esse trabalho estado por estado, mas apenas nestes três anos foi possível fazer no Brasil inteiro”, afirma Gama.
Fonte e foto: Conselho Federal da OAB