A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas vive a expectativa da participação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que ocorrerão entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Além de competir no maior evento esportivo paralímpico do mundo, os atletas brasileiros terão a honra de disputar suas partidas nas quadras históricas de Roland Garros, um dos mais icônicos palcos do tênis mundial.
Entre os quatro atletas brasileiros convocados, o catarinense Ymanitu Silva, de 41 anos, é o único com experiência nas famosas quadras de saibro de Roland Garros. Ymanitu, que compete na classe Quad (para tenistas com limitações nos membros superiores), já foi vice-campeão em duplas no Grand Slam francês em 2022, ao lado do australiano Heath Davidson. “É um prazer competir em uma edição dos Jogos Paralímpicos no templo sagrado de Roland Garros. É uma sensação muito gostosa jogar naquelas quadras, especialmente para nós, brasileiros, que temos Guga [ex-tenista Gustavo Kuerten, tricampeão em Roland Garros] como inspiração”, afirmou Ymanitu.
Os companheiros de Ymanitu na Seleção – Leandro Pena, Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro – também estão ansiosos para estrear no lendário palco. Para Daniel Rodrigues, de 37 anos, a oportunidade de jogar em Roland Garros é um sonho realizado. “É emocionante imaginar que estarei jogando onde o Guga fez o seu nome. Como brasileiro, fico muito feliz em poder competir lá”, disse Daniel, que nasceu com uma má-formação na perna direita.
Os quatro atletas chegam aos Jogos de Paris como medalhistas do Parapan-Americano de Santiago, Chile, em 2023. Leandro Pena e Ymanitu Silva conquistaram a prata nas duplas da classe Quad, enquanto Gustavo Carneiro e Daniel Rodrigues foram vice-campeões nas duplas masculinas open. Leandro e Daniel também garantiram bronzes em suas respectivas categorias no individual.
A equipe brasileira de tênis em cadeira de rodas já está em fase de aclimatação em Troyes, a cerca de 160 km de Paris, junto com outros atletas das modalidades de atletismo, badminton, goalball, natação, remo, taekwondo, tênis de mesa, vôlei sentado, canoagem e futebol de cegos. O Brasil será representado por 280 atletas em 20 modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, marcando a maior delegação brasileira em uma edição dos Jogos fora do país.
Fonte e foto: Comitê Paralímpico Brasileiro