A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está comprometida com a construção de um futuro sustentável e com o fortalecimento das comunidades que atende. A Companhia desenvolve uma série de ações sociais que refletem seu compromisso com a inovação e o bem-estar coletivo.
Entre as principais iniciativas está o programa Engajar para Transformar, que promove o diálogo com as comunidades e realiza diagnósticos socioterritoriais participativos. Esse programa visa entender as realidades locais e desenvolver soluções sustentáveis que beneficiem tanto a comunidade quanto a empresa, promovendo parcerias e o desenvolvimento local alinhados com a sustentabilidade.
Outro projeto relevante é o Reviva Pampulha, que busca universalizar o saneamento na Bacia da Lagoa da Pampulha. A Copasa está investindo em infraestrutura e na monitorização da qualidade da água, com a instalação de 100 km de redes de esgoto e a interligação de quase 10 mil imóveis. Este esforço é crucial para a recuperação da qualidade da água na bacia, trazendo benefícios ambientais e para a saúde pública, como demonstrado pela melhoria nos córregos Luzia e São João.
A iniciativa MP Itinerante percorre mais de 30 cidades do interior de Minas Gerais, levando os serviços da Copasa mais perto dos moradores. Além de oferecer suporte direto para solicitações relacionadas a água e esgoto, troca de titularidade e negociação de débitos, o programa proporciona acesso ao conhecimento sobre o tratamento de água por meio de uma mini ETA (Estação de Tratamento de Água).
Essas ações sublinham o compromisso da Copasa com a sustentabilidade e a inovação social, destacando sua atuação além do fornecimento de água e saneamento, e reforçando seu papel no investimento no futuro e no bem-estar das comunidades e do meio ambiente.
Fonte: Copasa
Foto: Divulgação / Copasa