O Ministério da Saúde está promovendo uma série de oficinas para profissionais da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo dessas atividades é debater e identificar soluções para aprimorar o acesso a medicamentos destinados ao tratamento de doenças negligenciadas, como tuberculose, hanseníase, malária e leishmaniose, entre outras.
Objetivos e Impacto das Oficinas
A oficina mais recente ocorreu no início de agosto, em Brasília, e contou com a participação de 90 profissionais de todos os estados brasileiros. As oficinas têm como foco sensibilizar os participantes sobre a importância do acesso e do uso correto de medicamentos durante o tratamento, além de buscar melhores resultados em saúde e conscientizar os gestores sobre a necessidade de implementar políticas que ampliem o acesso a medicamentos estratégicos na rede de saúde.
De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), essas oficinas são uma das ações prioritárias realizadas pela Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica e Medicamentos Estratégicos. O Ministério da Saúde espera que essas atividades sejam realizadas em todas as regiões do país ainda neste ano.
Fonte e foto: Ministério da Saúde