Na quarta-feira (21), a Polícia Federal desencadeou duas operações simultâneas, carcará 9 e Carcará 10, na cidade de Teresina/PI, com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual infantil. As operações visam interromper a produção e o armazenamento de imagens com conteúdo sexual infantojuvenil disseminadas pela Internet.
Os agentes federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª e 3ª Vara Criminal Federal do Piauí, com base em manifestações favoráveis do Ministério Público Federal. As investigações revelaram que, ao longo dos últimos anos, os alvos adquiriram, possuíram e armazenaram vídeos e imagens com conteúdo de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em um dos casos, há indícios de que um dos investigados produziu imagens de nudez infantil com finalidade sexual.
Até o momento, as investigações colheram fortes indícios de autoria e materialidade criminosa. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão enfrentar acusações graves, incluindo produção, armazenamento e disponibilização de conteúdo pornográfico infantil.
É importante destacar que, apesar das operações abordarem temas semelhantes, não há relação entre os investigados, com as ações policiais sendo distintas em suas respectivas linhas de apuração.
A Polícia Federal aproveitou a oportunidade para alertar pais e responsáveis sobre a necessidade de monitorar e orientar seus filhos tanto no ambiente virtual quanto no físico.
Fonte e foto: Polícia Federal