O incêndio que devastava o Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, desde o último domingo (18), foi controlado, segundo informou o Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (21).
De acordo com a corporação, “foi feita uma medição parcial que estima 8,5 mil hectares de área queimada”. No entanto, o número exato será confirmado após um voo de inspeção.
Os militares também relataram que o incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) “foi praticamente eliminado na noite desta terça-feira (20)” e que, durante a madrugada, a temperatura na região caiu significativamente.
Rastro de destruição
O incêndio na reserva ambiental causou a destruição de terrenos e se aproximou de residências, gerando medo e preocupação entre os moradores da área.
O fogo começou na tarde do último domingo (18). Após um sobrevoo na manhã dessa terça-feira, os bombeiros identificaram focos de fogo em pelo menos três pontos do parque e da área de proteção ambiental do Morro da Pedreira. Devido aos ventos e ao clima seco, as chamas se espalharam por regiões de cerrado e campos rupestres.
Mais de 50 bombeiros, brigadistas voluntários e profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participaram do combate. Helicópteros da polícia auxiliaram no lançamento de água sobre o fogo e no deslocamento das equipes.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Minas Gerais registrou 3.658 focos de incêndio em vegetação este ano, representando um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com as informações da G1
Foto: Geraldo Fernandes / Arquivo Pessoal