Com a intensificação da temporada de incêndios na Amazônia e no Pantanal, provocada pelas mudanças climáticas, cidades em dez estados brasileiros estão enfrentando episódios de fumaça e deterioração da qualidade do ar.
Imagens recentes do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos revelam uma alta concentração de monóxido de carbono que se estende desde o Norte do Brasil até as regiões Sul e Sudeste, abrangendo também países vizinhos como Peru, Bolívia e Paraguai. Na última semana, o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) emitiu um alerta, recomendando cuidados especiais para proteger a saúde durante esses episódios de poluição do ar.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou que os focos de incêndio na Amazônia estão predominantemente localizados no sul do estado do Amazonas e nas áreas ao redor da Rodovia Transamazônica (BR-230). De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Amazonas e Pará juntos são responsáveis por mais da metade (51,6%) dos focos de incêndio no bioma amazônico desde o início do ano até 18 de agosto de 2024. Mais de dois terços (67,2%) dos incêndios registrados desde 1º de julho estão concentrados nesses dois estados.
Fonte: Agência Brasil