A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, fez um balanço preliminar do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) realizado neste domingo (18), destacando que cerca de 1 milhão de pessoas participaram do certame. Com 2,14 milhões de inscritos, o concurso registrou uma abstenção superior a 50%, um percentual que, segundo a ministra, está dentro das expectativas para um evento desse porte.
Esther Dweck revelou que o Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará registrou a maior. Ela também comentou que a abstenção foi mais elevada entre os candidatos de nível médio, enquanto os de nível superior compareceram em maior número. Os dados consolidados serão divulgados pelo Ministério da Gestão nesta segunda-feira (19).
Apesar da alta taxa de abstenção, a ministra celebrou a participação de 1 milhão de candidatos, ressaltando que o concurso mantém-se como o maior já realizado no Brasil. Esther destacou ainda que o objetivo do CNU é diversificar o perfil do serviço público, incorporando a grande diversidade da população brasileira.
Fonte e fotos: Agência Brasil.