O Canta Brasil 2024, realizado em Caxambu de 15 a 18 de agosto, destacou-se como um dos maiores festivais de corais do país. Neste ano, o evento contou com a participação de 23 grupos de diferentes cidades de quatro estados brasileiros.
A abertura do festival ocorreu no dia 15 de agosto, no Centro de Convenções do Hotel Glória Caxambu, e foi marcada por um emocionante tributo à Dona Doca, mãe do maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento.
Ao longo dos quatro dias, corais infantis, juvenis e adultos apresentaram um repertório diversificado e atraente. Os grupos, oriundos de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, e representando empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, instituições religiosas, instituições de ensino musical e universitário, bem como grupos independentes, formaram um coro plural que ressoou por toda a cidade.
A programação do festival incluiu apresentações no Hotel Glória Caxambu, no Parque das Águas e na Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Um dos destaques do evento foi o cortejo realizado no sábado, 17 de agosto, quando todos os corais marcharam pelas ruas do Centro de Caxambu. A concentração ocorreu na Praça da Matriz Nossa Senhora dos Remédios e o desfile seguiu pela Avenida Camilo Soares, Calçadão, culminando na Praça 16 de Setembro. O encerramento do Canta Brasil aconteceu no dia 18 de agosto, no Parque das Águas de Caxambu.
Além de celebrar a música coral, o festival também promoveu uma ação social significativa: a entrada para os cidadãos e turistas foi condicionada à doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados à Casa da Criança e Adolescente de Caxambu.
Com as informações do Hotel Glória Caxambu
Fotos: Bruno Geremias