No domingo (18), mais de 2,1 milhões de candidatos participarão do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta semana a tabela com a concorrência por vaga em cada bloco temático do certame, permitindo que os candidatos consultem a disputa para as vagas disponíveis.
Cada candidato se inscreveu em um único bloco temático, classificando por ordem de preferência os cargos desejados. Os blocos 1 a 7 exigem formação de nível superior, enquanto o bloco 8 é destinado a candidatos com nível médio ou técnico.
Concorrência
A média geral de candidatos por vaga nos oito blocos do CPNU é de 318,4. O bloco 8, que abrange cargos de nível médio, possui a maior concorrência, com 694 mil inscritos e uma proporção de 1.003 candidatos por vaga.
O bloco 7, voltado para gestão governamental e administração pública, oferece o maior número de vagas, totalizando 1.737. Neste bloco, a taxa de candidatos por vaga é de 242,9.
Por outro lado, o bloco 1, que engloba infraestrutura, exatas e engenharias, apresenta a menor concorrência, com uma proporção de 161,6 candidatos por vaga.
De acordo com Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU, a presença de candidatos concorrendo a mais de um cargo dentro de um mesmo bloco torna a definição estatística da disputa mais complexa. Alves destaca: “No CPNU, cada candidato se inscreveu para várias vagas dentro do mesmo bloco, o que permite mais chances de ingresso na administração pública. ”
Política de Cotas
A política de cotas para o concurso também foi divulgada, com as seguintes relações candidato/vaga para cada categoria:
Pessoas negras: 315,7 candidatos/vaga;
Pessoas com deficiência (PCD): 114,7 candidatos/vaga;
Indígenas: 68,4 candidatos/vaga.
Alves acredita que a alta participação de pessoas negras (pardos e pretos), pessoas com deficiência e indígenas, combinada com a política de cotas, promoverá maior inclusão no serviço público brasileiro e contribuirá para uma administração pública mais diversificada e democrática.
Blocos Temáticos e Cadastro Reserva
Os oito blocos temáticos abrangem 6.640 vagas em 21 órgãos federais, e cada bloco possui um edital específico publicado no site oficial do processo seletivo. Além disso, o concurso adotará um modelo de seleção inédito com a formação de um banco de candidatos aprovados em lista de espera, aumentando as chances de convocação.
Cada bloco terá um cadastro reserva com o dobro do número de vagas imediatas, totalizando 13.280 candidatos em espera:
Bloco 1: 1.454 candidatos
Bloco 2: 1.194 candidatos
Bloco 3: 1.060 candidatos
Bloco 4: 1.942 candidatos
Bloco 5: 2.032 candidatos
Bloco 6: 718 candidatos
Bloco 7: 3.496 candidatos
Bloco 8: 1.384 candidatos
Fonte e foto: Agência Brasil