A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, anunciou que o governo federal está considerando a realização de uma segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) para agosto de 2025. De acordo com a ministra, a previsão orçamentária para o concurso já está em andamento.
Esther Dweck destacou que aproximadamente 14 mil vagas foram criadas para o serviço público em órgãos federais, considerando tanto os concursos em andamento quanto as autorizações feitas desde o ano passado. Ela prevê que, com a entrada de cerca de 7 mil aprovados até o final de 2026, o total de vagas pode atingir 21 mil, ajudando a repor parte dos 70 mil servidores federais que saíram desde 2016. Entre janeiro e agosto de 2024, foram autorizadas 1.085 novas vagas, e o MGI planeja novas permissões até dezembro.
A ministra enfatizou a importância de dimensionar corretamente a força de trabalho e informou que a MGI está avaliando as necessidades de servidores em cada ministério. Ela também mencionou que, entre o final deste ano e o próximo, o governo começará a autorizar a chamada de excedentes e a criação de novas vagas em áreas ainda não contempladas.
Fonte e fotos: Agência Brasil.