Com a presença de servidores e membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) da capital e do interior, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) deu início nesta quarta-feira (14) ao curso de Redação Jurídica Americana em Português. Conduzido por videoconferência pelo procurador de Justiça e coordenador da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) do MPMG, Eduardo Henrique Soares Machado, a formação aborda técnicas de redação de peças jurídicas baseadas no direito dos Estados Unidos visando mais objetividade e concisão.
De acordo com Soares Machado, os profissionais do direito não são treinados, no Brasil, para uma redação mais enxuta e objetiva. “Nosso objetivo não será ensinar ninguém a escrever, mas sim apresentar as técnicas do estilo americano. É difícil ser objetivo na escrita, considerando a forma como somos formados”, afirma o procurador.
Em sua fala de abertura, o procurador relacionou a adoção de técnicas de objetividade à necessidade de mais agilidade na tramitação do crescente número de processos judiciais. “Produzir peças enxutas e rápidas seria, no meu modo de ver, uma forma de encarar a enxurrada de projetos na qual estamos envolvidos”, explica.
Além disso, o aprendizado prático das técnicas americanas pode ser uma alternativa para não depender das tecnologias de inteligência artificial (IA). De acordo com o ministrante do curso, as plataformas de IA não são seguras e podem gerar documentos falhos, frágeis juridicamente ou mesmo com problemas do ponto de vista da ética.”Eu não acredito em apostar nossas fichas na inteligência artificial. Escrever peças enxutas é o melhor caminho que temos”, opinou.
A formação será ministrada também pela servidora do MPMG Alessandra de Souza Santos, que é doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade Fumec, de Belo Horizonte. “O primeiro passo na técnica de redação jurídica americana é o planejamento. Você gasta mais tempo planejando do que propriamente escrevendo”, explicou a servidora. O curso acontecerá em seis encontros de uma hora cada, terminando em 27 de novembro.
Fonte e foto: MPMG