Na segunda-feira, 12 de agosto, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO-VD) e da Promotoria de Justiça de Iturama, realizou uma ação educacional online focada no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O evento foi destinado aos profissionais da rede de enfrentamento à violência da comarca de Iturama, que inclui os municípios de Iturama, Carneirinho, Limeira do Oeste e União de Minas.
A promotora de Justiça Patrícia Habkouk, coordenadora do CAO-VD, iniciou o encontro celebrando o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha e a campanha Agosto Lilás, que visa a mobilização nacional pelo feminicídio zero. Durante sua apresentação, Patrícia destacou o trabalho do CAO-VD e apresentou dados sobre violência doméstica e familiar em Minas Gerais e na comarca de Iturama.
A psicóloga Sandra Maria Hudson Flores e a assistente social Carolina Lopes Arantes Mascarenhas também contribuíram com suas perspectivas. Sandra abordou a dinâmica da violência e os cuidados necessários para não agravar a situação das vítimas, enquanto Carolina discutiu a importância da articulação em rede e os desafios enfrentados pelas vítimas e pelos profissionais. A ação contou com a participação de aproximadamente 50 profissionais das áreas de saúde, assistência social e segurança pública.
Fonte e fotos: MPMG