No sábado (10), ocorreu a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada na região de Pedra Azul, no Espírito Santo. O encontro gerou debates e estudo de propostas para o desenvolvimento das regiões representadas e do país como um todo.
Durante a cerimônia de encerramento, os governadores presentes acompanharam a apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho (GTs) e assinaram a Carta Pedra Azul, que contém ações e projetos elaborados e alinhados ao longo do encontro do consórcio.
Na carta, os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul firmaram compromissos relacionados à segurança pública, meio ambiente e temas econômicos, como a dívida dos estados e a reforma tributária.
Além do governador Romeu Zema, o encerramento contou com a presença dos governadores Renato Casagrande (Espírito Santo), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e, representando o governador Ratinho Junior (Paraná), o procurador-geral do Estado, Luciano Borges.
Os governadores Jorginho Mello (Santa Catarina), Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Ratinho Junior (Paraná) precisaram retornar aos seus respectivos estados e, portanto, não participaram da cerimônia de encerramento.
Esta foi a primeira edição do Cosud após a formalização do consórcio. Entre as novidades apresentadas está a criação de sete câmaras temáticas do Cosud, cada uma gerida por um governador. Além disso, os encontros passarão a ser realizados a cada seis meses, ampliando o prazo para a implementação das ações debatidas e pactuadas.
Na fala de encerramento, o governador Romeu Zema agradeceu a receptividade do Governo do Espírito Santo e do povo capixaba. Ele expressou confiança no trabalho realizado pelo consórcio e avaliou positivamente a dinâmica de trabalho conjunto entre os estados das duas regiões.
Fonte e foto: Agência Minas