Nos dias 16 e 17 de julho, Franco da Rocha recebeu o Ropedays, a maior competição de salvamento em altura do Brasil. O evento ocorreu na Escola Superior de Bombeiros do CBPMESP e contou com a participação de uma comitiva de oito militares do Grupo Temático Operacional (GTO) de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Militares de diversos estados se reuniram para aprimorar técnicas, conhecer os equipamentos mais avançados disponíveis no mercado e estabelecer contatos com outros profissionais do setor, tanto militares quanto civis, que atuam no cenário de salvamento em altura em todo o Brasil.
O evento se estendeu por três dias, com dois dias dedicados a palestras expositivas, demonstrações de equipamentos e discussão de estudos de caso, e um dia reservado para a competição entre as equipes. Este ano, as provas do Ropedays aconteceram em locais icônicos do Centro Histórico de São Paulo, como o Viaduto do Chá, a Catedral da Sé e o Edifício Grande São Paulo. Esses cenários verticais desafiadores colocaram as habilidades das equipes à prova, com algumas provas sendo realizadas a mais de 114 metros de altura.
O CBMMG alcançou seu melhor resultado histórico na competição, conquistando o 4º Lugar Geral entre 19 equipes de 9 estados e da Argentina. Além disso, o 1º tenente João Marcos conquistou o 3º Lugar na competição de melhor Comandante de Equipe.
O primeiro dia do evento também marcou a realização da primeira reunião presencial do Consalt, a Comissão Nacional de Salvamento em Altura da Ligabom, que visa desenvolver a temática nos Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil. O CBMMG foi representado pelo Major Mardell, Subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad) e Coordenador do GTO de Salvamento em Altura.
Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais