Com o objetivo de promover trabalhos e iniciativas de artes cênicas de várias regiões do estado, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza a primeira edição do TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas. Entre agosto de 2024 e maio de 2025, o Projeto passará por Belo Horizonte, Itajubá, Leopoldina, Manhuaçu e Muzambinho.
O objetivo é promover apresentações artísticas de classificação livre nas linguagens de circo, dança e teatro, incentivando trabalhos cênicos de rua e contribuindo para a formação do público. Cinco espetáculos e uma oficina abertos a toda a população serão desenvolvidos em cada cidade.
Grupos participantes
O Grupo Ponto de Partida é homenageado do 1º TRUPI e se apresenta junto a quatro coletivos selecionados por meio de chamamento público e curadoria realizados pela Gerência de Cultura do Sesc em Minas: Cia. Bando, Grupo Trampulim, Grupo de Dança 1º Ato e Grupo Mambembe Teatro de Rua.
Estreia em Belo Horizonte
A estreia do 1º TRUPI acontece em Belo Horizonte, entre 9 e 11 de agosto, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. Confira a programação:
Sexta-feira (09/08)
20h30 – “Mineiramente” | Grupo Ponto de Partida
Sábado (10/8)
9h às 12h – Oficina Cortejo Cênico-Musical” | Grupo Mambembe Teatro de Rua – Inscrições via Sympla
13h – Cortejo Cênico-Musical com os participantes da oficina
14h – Espetáculo “Matias e a Estrada Infinita do Tempo” | Cia. Bando
20h30 – Espetáculo “Pratubatê” | Grupo Trampulim
Domingo (11/8)
10h – Espetáculo “Passagem” | Grupo de Dança 1º Ato
11h – Espetáculo “Contos da Carochinha – Tião da Tina” | Grupo Mambembe Teatro de Rua,
Realização
O Trupi é uma realização do Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, com apoio do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva BH); Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios de Belo Horizonte (Sincopeças BH); Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sincovaga BH); Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte e Contagem (Sincagen); Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (Sindicfc MG); Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas BH); Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Material de Construção, Tintas, Ferragens e Maquinismos de Belo Horizonte e Região (Sindimaco); e Sindicato das Empresas de Revenda e Prestação de Serviços de Reforma de Pneus e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindipneus).
Sobre o projeto
O Trupi – Festival Itinerante de Artes Cênicas é um projeto de circulação de grupos de circo, dança e teatro que conta com a realização de oficinas e apresentações gratuitas em espaços abertos, públicos e com livre circulação de pessoas. A cada edição, grupos mineiros são selecionados pela Gerência de Cultura do Sesc em Minas, por meio de chamamento público, para a itinerância por diferentes municípios do estado.
Fonte: SESC/MG
Foto: Divulgação