O evento proporcionou experiências e novas técnicas aos produtores rurais, contribuindo para o aprimoramento da produção de leite
Aconteceu neste domingo, 05 de maio, o encerramento da II Expo Dom 2024, em Dom Viçoso. O dia contou também com a premiação do II Torneio Leiteiro.
O Torneio contou com a participação de 14 animais do município competindo pelo grande prêmio. Durante os dias de exposição, a programação contou com ordenhas e shows para os presentes.
O evento teve início da quarta-feira (01/05), com a entrada dos animais e suas instalações. Já na quinta-feira (02) ocorreram as duas primeiras ordenhas, com os animais já realizando suas primeiras marcações, onde os produtores seguiram as boas práticas de ordenha, como a higiene e o cuidado com o bem-estar animal.
O leite produzido pelos animais durante as ordenhas é medido e registrado para determinar a produtividade de cada um ao longo do torneio. Essa competição saudável pode ajudar a promover a melhoria genética do rebanho e incentivar o uso de boas práticas na produção leiteira.
A noite de sexta-feira (03) ficou sob animação da dupla Caio e Breno. No sábado (04), o evento contou também com o julgamento e premiação das bezerras e show de Talis e Welington que reuniu centenas de pessoas.
O último dia da Expo Dom 2024 contou com a premiação do II Torneio Leiteiro. Na categoria melhor Úbere foram vencedores: em 1º lugar animal Duda, do proprietário José Lourenço; 2º lugar animal Graça, do proprietário Marcos Antônio Rosa e em 3º lugar o animal Pintura, do proprietário Joaquim Marcos Pinto.
Mas o momento mais aguardado foi a premiação da categoria Livre, e os animais vencedores froam: 1º lugar animal Sucata, do proprietário José Carlos; 2º lugar animal Boneca, do proprietário José do Trator, e em 3º lugar o animal Graça, do proprietário Marquinhos do Marco.
A categoria de até 35 kg também foi premiada: em 1º lugar o animal Estrela, do produtor José Carlos do Fio; em 2º lugar o animal Amazonas, do produtor José Lourenço, e em 3º lugar o animal Secreta da Passagem, dos produtores Nego e Murilo.
“Meu sentimento é de gratidão, gratidão por cada produtor ter confiado, por terem se esforçado, por terem passado estes dias aqui conosco. Muitos não confiaram e nem acreditaram. Mas hoje, graças a Deus, estamos aqui com um belo resultado e uma festa linda, muito obrigado”, disse o prefeito de Dom Viçoso, Francisco Rosinei Pinto (Nei).
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, com apoio da Polícia Militar e Emater e Câmara Municipal.
Por: Bruno Moraes