Em decorrência de investigação que apura a atuação de uma organização criminosa voltada a furtos de pivôs de irrigação em diversas regiões do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, no dia 30 de julho e na sexta-feira, 02 de agosto, 16 mandados de busca e apreensão, sendo 13 nas cidades de Pirapora e Buritizeiro, no Norte mineiro, e três em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, com apoio da Polícia Civil daquele estado.
O trabalho investigativo que culminou na operação teve início em fevereiro deste ano, quando dois suspeitos foram presos em flagrante em Montes Claros, Norte de Minas, pelo crime de receptação. Na ocasião, a dupla transportava componentes de pivôs de irrigação que foram identificados como sendo produtos de furtos ocorridos nas cidades de Curvelo e Morro da Garça, na região Central mineira.
A partir dos levantamentos realizados pelas equipes da PCMG em Pirapora e Curvelo, os investigadores identificaram a autoria de 15 subtrações de pivôs agrícolas, além de localizar o suspeito de ser o receptador dos produtos dos furtos no estado de São Paulo. De acordo com os policiais, além do prejuízo pela subtração das peças, os produtores rurais, quando se davam conta do furto dos equipamentos, já haviam perdido plantações inteiras por falta de irrigação, causando-lhes vultosas perdas financeiras.
Operação
Durante o cumprimento das buscas, foram apreendidas peças de pivôs agrícolas, arma de fogo e munições, bem como aparelhos celulares dos alvos. Na residência do investigado apontado como sendo o principal articulador dos furtos até então apurados, foi localizado e apreendido um veículo emplacado em São José do Rio Pardo (SP), de propriedade de um dos maiores receptadores de pivôs agrícolas do grupo criminoso e que reside naquela cidade.
Segundo a equipe de investigação, a apreensão desse automóvel vai ao encontro dos elementos de prova levantados e reforça a existência de vínculos entre os integrantes da organização. Na cidade de São José do Rio Pardo, os policiais localizaram inúmeros componentes de pivôs agrícolas em uma das propriedades do investigado. Ele foi ouvido pela polícia, e os bens localizados foram depositados até que se esclareça a sua procedência.
No total, participaram da operação 35 policiais, com emprego de dez viaturas. As investigações prosseguem para a completa elucidação dos fatos e a desarticulação do grupo criminoso.
Fonte e foto: Polícia Civil de Minas Gerais