Rumo a uma educação pública com cada vez mais qualidade, inclusão e acessibilidade, a Prefeitura de Bom Jardim de Minas inaugurou, no dia 15 de junho, o prédio do Centro Educacional Infantil Professora Maria Alice Ribeiro – Escola Balão Mágico, no bairro Várzea. A solenidade marcou a realização de um sonho de toda a comunidade local, entregando um espaço próprio onde as crianças terão acesso à base de sua educação.
Com grande emoção e confiança em um futuro cada vez melhor, a comunidade esteve presente na cerimônia, testemunhando mais uma grande realização da atual administração municipal.
Também estiveram presentes diversas autoridades locais, como o prefeito José Francisco Mattos e Silva “Chiquinho”, a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Martins Cirilo de Paula, o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Vanderli de Rezende, o secretário municipal de Obras, José Nogueira da Cunha, a inspetora Maria Rita Nardy, o prefeito de Santa Rita de Jacutinga, Alexsandro Landim Nogueira, pároco Padre José Novais, o engenheiro responsável pela obra, Renan Roberto, o assessor do deputado Dimas Fabiano, Thiago, o assessor da deputada Nely Aquino, Reginaldo, e a mãe da Professora Maria Alice Ribeiro, Delorme Ribeiro de Paula.
A abertura do evento contou com uma brilhante apresentação da Corporação Musical União Bonjardinense, que executou o Hino Nacional e do Hino de Bom Jardim de Minas.
Com a palavra, o prefeito Chiquinho ressaltou o poder da educação em transformar a comunidade e o mundo. Na oportunidade, o Chefe do Executivo Municipal também relembrou, com carinho, a sua amizade e o legado deixado pela professora Maria Alice Ribeiro. “Estamos colocando nas mãos do futuro de Bom Jardim de Minas um lugar que vai gerenciar e gerar futuro”, ressaltou.
A construção da Escola Balão Mágico iniciou-se ainda em 2023, viabilizada pelos recursos de uma indenização da Vale e complementados por meio de emenda parlamentar. “A gente fica extremamente feliz em estar investindo na educação. Um governo que investe na educação está preparando a cidade e o Brasil para o futuro. A construção dessa escola era um desejo antigo da população. A Escola já tem cerca de 30 anos e nunca teve a sua sede própria. Agora, com a ajuda de Deus e com esforços de toda a nossa equipe, aplicando recursos públicos naquilo que realmente deve ser aplicado, conseguimos construir esse prédio que vai abrigar a Escola Balão Mágico, oferecendo o ensino pré-escolar para a criançada de Bom Jardim de Minas”, concluiu.
Após a benção e da apresentação carismática e encantadora dos alunos ao som da música “Superfantástico”, d’A Turma Balão Mágico, todos os presentes foram convidados para conhecerem as estruturas da Escola Balão Mágico. O momento contou com muitas brincadeiras no playground, além de distribuição de cachorro quente, pipoca, refrigerante e algodão doce.
Trajetória da Escola Balão Mágico
No decorrer da solenidade, as professoras da Escola Balão Mágico utilizaram seis faixas que relembraram a trajetória da instituição, que contribuiu para o desenvolvimento profissional e social de diversos cidadãos.
Em 1997, as escolinhas foram unificadas — até então, elas eram divididas em seis unidades nos bairros. Com a unificação, a Escola Balão Mágico ficou sediada no Antigo Ginásio, entre 1997 até 2013, quando foi necessário o seu deslocamento. No final de 2013, a instituição foi para a Creche, onde ficou até o final de 2018, devido à necessidade de iniciar o atendimento das crianças.
Em meados 2018, a Escola Balão Mágico Passou a funcionar na EMAFAM, até 2019. Devido ao acesso ao local e demais necessidades das crianças, a instituição se mudou novamente. No final de 2019, a Escola passou a funcionar no Prédio Sebastião Delgado de Almeida, dividindo o prédio com a Escola Monsenhor Nardy e Curso Técnico.
Por Leonardo Souza
Fotos: Jornal Panorama