Filha da terra, Karla Andrade Rufino recebeu título que destaca alagoenses em outras cidades e estados
A noite da última quarta-feira, 19 de junho, foi especial para Alagoa e para uma de suas filhas mais ilustres, Karla Andrade Rufino. Na sede da Câmara Municipal, a mecânica da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo recebeu o título de Cidadã Emérita, título concedido a cidadãos alagoenses que se destacaram e honraram o município em outras cidades e estados.
Com a presença do presidente Bruno de Barros Andrade e dos demais vereadores, além de familiares e amigos da soldado, a sessão teve início com a leitura de sua biografia. Karla viveu em Alagoa até os 19 anos com seus pais, José Carlos Rufino e Maria Francisca de Andrade Rufino. Com muitos sonhos a realizar, decidiu mudar-se para Taubaté, onde trabalhou, entre outras coisas, como babá e manicure. Anos depois, a família, buscando dar-lhe apoio, foi morar junto da filha.
Convidada por uma amiga, Karla decidiu fazer um curso técnico de aviação, onde apaixonou-se pela profissão e descobriu seu amor e aptidão pelas aeronaves. Mas ela desejava alçar voos mais altos. Karla, então, prestou concurso para o Exército Brasileiro para ser Sargento Técnico Temporário Mecânicos de Aeronaves, onde iniciou sua carreira como mecânica. Logo, ingressou na faculdade de Engenharia Mecânica na Universidade de Taubaté, e em 2018, passou a fazer parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde hoje exerce sua função no comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM), a única mulher entre os mecânicos na corporação.
O vereador Nilton César de Oliveira Chaves, autor do projeto de Decreto Legislativo 04/2024, que concede o título à Karla, tomou a palavra, falando da importância do papel que ela exerce em meio a um ambiente prioritariamente masculino e a parabenizou enquanto seu tio e vereador. Em entrevista ao JORNAL PANORAMA, o presidente Bruno de Barros Andrade também falou sobre o momento. “Pra gente é muito emocionante e gratificante poder receber a única mulher dentre 60 mecânicos do Água de São Paulo. E isso serve de exemplo para nossas crianças, é muito importante para elas terem essa referência e saber que podemos correr atrás de nossos sonhos”, afirmou. Durante a sessão, os demais vereadores também tomaram a palavra e parabenizaram Karla.
O momento da entrega da placa foi marcado pela emoção: o vereador Nilton fez a entrega da homenagem junto aos pais de Karla, José Carlos e Maria Francisca, que sempre apoiaram e incentivaram a filha na realização de seu sonho.
A entrega do Título de Cidadã Emérita de Alagoa à única mulher mecânica da aviação da Polícia Militar de São Paulo certamente ficará marcada na história de Karla e na história do município, que tem seu nome elevado aos mais altos patamares da segurança e da aviação.
Por Linda Bee e Juliana Carvalho